Você está visualizando atualmente Saúde preventiva do Homem

Saúde preventiva do Homem

Você já parou para pensar que que as mulheres procuram mais prevenção e tratamentos de saúde do que os homens?

Isto se trata de dados reais, os homens geralmente procuram auxílio de um profissional de saúde quando uma doença já está instalada e muitas vezes em estágio avançado. Apesar de temer uma doença, a prevenção não é uma medida tomada.

Mas a saúde do homem não é diferente e requer cuidados tão especiais quanto os das mulheres, preferencialmente de forma integral desde à infância.

O Ministério da Saúde tem implantado uma Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) com a finalidade de promover ações de saúde, que levem a conscientização e melhora do acesso da população masculina a meios preventivos de doenças e tratamentos.

Esta política é desenvolvida a partir de 5 eixos temáticos, sendo elas:

Acesso e Acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, através de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados.

Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: busca sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, os envolvendo nas ações voltadas a esse fim e implementando estratégias para aproximá-los desta temática.

Paternidade e Cuidado: objetiva sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens com em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus(uas) filhos(as), destacando como esta participação pode trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas (eus) parceiras(os).

Doenças prevalentes na população masculina: busca fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

Prevenção de Violências e Acidentes: visa propor e/ou desenvolver ações que chamem atenção para a grave e contundente relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

Fonte: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-do-homem

 

Além do Ministério da Saúde, demais profissionais da área salientam a importância de exames periódicos e busca de estratégias para prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

 

Principais exames preventivos para homens:

– Exame de próstata ( acima de 45 a 50 anos);

– Colonostopia ( acima de 50 anos);

– Autoexame testicular ( acima de 15 anos);

– Exame de sangue ( ideal desde a infância );

– Exame de urina ( acima de 20 anos ou se necessário antes);

– Exames cardiovasculares (acima de 40 anos);

 

As idades são estimadas, mas podem sofrer alterações de acordo com o médico ou outro profissional de saúde, através de exame clínico e coleta de sinais e sintomas que o paciente pode apresentar no momento da consulta, por isto, procurar um médico anualmente é uma forma eficaz de prevenção.

Além de adotar estratégias de hábitos de vida saudáveis, como, alimentação saudável, atividade física, evitar o fumo e consumo de bebidas alcóolicas excessivamente.

Gostou? Envie para o pai, tio, namorado, irmão e ajude a espalhar a conscientização da prevenção da saúde do Homem.

Deixe um comentário