No decorrer dos anos nossa expectativa de vida aumentou, e nos dias atuais, através da ciência, sabemos que o envelhecimento pode vir acompanhado também de qualidade de vida.
O envelhecimento é um processo natural do organismo que sofre tanto com fatores internos quanto externos, sendo este último um dos contribuintes principais para o aumento de radicais livres.
Os radicais livres, por sua vez, são uma das principais causas do envelhecimento e conseguimos combatê-los através da ingestão adequada de vitaminas, minerais e antioxidantes, essas substâncias agem no organismo neutralizando os efeitos negativos dos radicais livres evitando o envelhecimento precoce e doenças associadas.
As fontes de nutrientes importantes citados, são possíveis de encontrar na alimentação, contudo, a alimentação na terceira idade exige maior atenção devido às alterações fisiológicas da própria idade, alterações metabólicas do organismo e modificação da composição corporal. O estado nutricional também pode sofrer influências devido ao uso de medicações que interferem na ingestão, na digestão e absorção dos nutrientes.
Com relação ao sexo feminino, por exemplo, a menopausa também se torna um fator importante que interfere no estado nutricional de mulheres devido ao aumento de peso corporal e do tecido adiposo, causados pela alteração hormonal. Destaca-se ainda que no decorrer dos anos a mulher perde 40% do cálcio nos ossos, sendo que a metade é perdida nos primeiros cinco anos da menopausa.
Portanto, conciliar um estilo de vida saudável, em conjunto com uma suplementação adequada respeitando a sua individualidade biológica promove longevidade e qualidade de vida de forma segura e eficaz.
Alguns dos suplementos mais indicados para a longevidade são:
– Ômega 3: promove fortalecimento do sistema imunológico, melhora da função cardíaca e pressão arterial, ajuda na capacidade cognitiva, melhora dos níveis de colesterol,
atua no combate a depressão, etc;
– Colágeno: melhora a elasticidade da pele, minimização de rugas e marcas de expressão, fortalecimento da musculatura, reforço estrutural das articulações, etc;
– Vitamina E: melhora e previne visão turva, cegueira e catarata, evita coagulação sanguínea, possui poder anti-inflamatório, elimina radicais livres, etc;
– Coenzima Q10: promove rejuvenescimento da pele, redução de rugas e marcas de expressão, combate a fadiga, induz maior disposição física, etc;
– Probióticos: melhora a motilidade intestinal, absorção de nutrientes, aumenta imunidade, etc;
– L-triptofano: Melhora humor, evita depressão e ansiedade, melhora qualidade do sono, etc.
Para uma suplementação eficaz, cada indivíduo deve ser avaliado de forma única, respeitando seus parâmetros laboratoriais, assim como seu histórico de vida.
Procure um profissional qualificado e saiba a melhor suplementação para você.