Você está visualizando atualmente Compulsão alimentar e sedentarismo

Compulsão alimentar e sedentarismo

A compulsão alimentar é caracterizada pela ingestão de uma quantidade elevada e acelerada de alimentos, em um curto período (até duas horas) e por pelo menos dois dias na semana durante os últimos seis meses. Durante os episódios de compulsão, a pessoa se alimenta até sentir-se desconfortável e após, vem o sentimento de culpa, vergonha, raiva, tristeza, arrependimento, entre outros sentimentos negativos.

A compulsão alimentar é o transtorno alimentar mais comum presente na população, e sofre gatilhos por motivos diversos, desde um comer por “compensação”, a pessoa se recompensa após um dia estressante, ou um dia de muita felicidade, um dia cansativo, término de relacionamento, entre outros. Por falta de controle em seus estímulos devido ao alto grau de ansiedade, alterações hormonais, noites de sono mal dormidas, e até mesmo pela preocupação excessiva com sua imagem corporal.

Transtornos alimentares quando não tratados, tornam-se círculos viciosos que podem impactar na vida social do indivíduo e em sua saúde.

O consumo excessivo de alimentos, assim como a qualidade insatisfatória dos mesmos,  predispõem ao excesso de peso, e quando estão associados ao sedentarismo elevam para um alto risco para obesidade e suas doenças adjacentes.

A obesidade é uma doença com caraterística inflamatória, uma vez que o excesso de gordura corporal produz citocinas inflamatórias, elevando o risco para hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e até alguns tipos de câncer.

A compulsão alimentar tem cura, terapias, suplementações, alimentação saudável, atividade física constante e uma boa noite de sono são pontos fundamentais para o tratamento. Procure uma equipe de apoio e evite o círculo vicioso e a forma progressiva da compulsão alimentar.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais artigos de saúde.

 

Deixe um comentário