Uma coisa é certa, conforme os anos vão passando, nossa pele se torna mais fina propiciando envelhecimento, flacidez e rugas. O envelhecimento é um processo natural do corpo humano e os primeiros sinais da passagem do tempo se manifestam visivelmente na pele do rosto, pescoço, colo e mãos.
Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dependendo da genética e estilo de vida, nossas funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade.
Isso porque, um estilo de vida inadequado, incluindo um organismo desidratado e sem o consumo de alimentos fontes de vitaminas e minerais, favorece o envelhecimento precoce da pele e ressecamento, assim como a exposição solar excessiva leva ao processo cumulativo dos danos causados pela radiação ocasionando manchas, rugas, e o aspecto flácido típico de uma pele envelhecida.
Quando falamos em hidratação, falamos da ingestão de água insuficiente, ou por não utilizar um hidratante corporal ou facial voltado para o nosso tipo de pele, fazendo com que as células do tecido cutâneo não sejam renovadas, acelerando o processo de envelhecimento. Por isto, é fundamental manter um consumo de água adequado e procurar saber seu tipo de pele.
A genética pode ser um fator contribuinte, mas não é um destino. Quando se tem o conhecimento desta propensão ao envelhecimento precoce da pele, é importante iniciar um tratamento adequado o quanto antes, com hábitos de vida adequado, consumo de vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele e realizar tratamentos adequados ao seu tipo de pele.
Saiba quando o seu organismo está hidratado:
O cálculo de ingestão diária é simples, calcule o seu peso X 35 ml de água/dia. Ou seja, uma pessoa com 50 kg x35 = 1.750 litros.
Outra forma de avaliar sua hidratação, é conhecer o seu corpo. Veja a cor da sua urina:
Conheça o seu tipo de pele:
Continue acompanhando o nosso Blog com artigos sobre saúde.