Você está visualizando atualmente Melhor idade

Melhor idade

Com a idade, tanto o nível recomendado para ingestão diária quanto a capacidade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos podem variar, o que pode indicar a necessidade de fazer a suplementação de minerais e vitaminas para idosos se manterem saudáveis.

Seguindo esse caminho, é possível adquirir melhor qualidade de vida para a terceira idade, diminuir o risco causado por diversas doenças e aproveitar uma rotina bem mais ativa.

Quais os nutrientes mais importantes para essa fase da vida e o que mais pode ser feito para assegurar o seu bem-estar depois dos 60 anos de idade?

Nutrientes são essenciais para que todas as pessoas tenham uma vida mais saudável, com funções biológicas em perfeita atividade, estruturas celulares bem conservadas e níveis de energia em alta para se manter disposto o tempo todo. Na terceira idade, isso fica ainda mais relevante. Naturalmente, a capacidade de sintetizar e armazenar certos nutrientes fica prejudicada.

Para minimizar os efeitos do tempo e ajudar na manutenção da saúde ao longo da vida, o consumo de nutrientes em níveis ideais para cada perfil deve ser uma prioridade.

Depois dos 60 anos de idade, é comum observar os efeitos da imunidade baixa, o que aumenta a incidência de certas doenças, promove sintomas mais intensos e difíceis de se tratar, além de elevar o risco de complicações em certos tipos de infecções.

Isso pode ser associado a muitos fatores, como:

  • Dificuldade em absorver nutrientes: o sistema digestivo pode perder gradualmente a capacidade de quebrar e absorver nutrientes, o que também dificulta a manutenção das funções biológicas, como preservação de tecidos e do sistema imune;
  • Estruturas celulares enfraquecidas: a ação dos radicais livres provoca o envelhecimento celular em um ritmo lento;
  • Menores níveis de células de defesa: a diminuição na atividade metabólica faz com que aconteça uma redução gradual na produção de células de defesa do organismo, tanto anticorpos quanto glóbulos brancos;
  • Problemas crônicos de saúde: a ação degenerativa de processos inflamatórios constantes, comuns em pacientes com comorbidades, acaba sobrecarregando o organismo e diminuindo a capacidade de combater novas ameaças à saúde.

Assim, podemos estabelecer que garantir uma boa ingestão diária de minerais e vitaminas para idosos é tão desafiador quanto importante. Seguem algumas sugestões de vitaminas que são essenciais para uma melhor metabolização na terceira idade.

 

Vitamina A

conhecida pelo papel importante na visão e na proteção das córneas.  Sua deficiência pode gerar problemas graves de acuidade visual. Fortalece o sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções, e atua no desenvolvimento ósseo e na manutenção dos tecidos da pele.

Vitamina C

Atua no fortalecimento do  sistema imunológico e dos capilares sanguíneos. Além disso, a Vitamina C é um ótimo antioxidante e auxilia na absorção do ferro, o que ajuda na prevenção da anemia na terceira idade.

Vitamina D

Ao envelhecermos, há uma diminuição natural na absorção de vitamina D pelo intestino. No entanto, esse nutriente é fundamental para nosso organismo, pois auxilia na absorção do cálcio e atua no fortalecimento de ossos e dentes.

 

Vitamina E

Poderoso antioxidante e ajuda a proteger as células atuando no combate aos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Os efeitos antioxidantes também auxiliam na prevenção a doenças vasculares e degenerativas e fortalecem a imunidade, evitando infecções como a gripe.

 

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do Complexo B, especialmente a B1, B6, B12 e B9 (ácido fólico), Elas contribuem, sobretudo, para a saúde do cérebro, já que são fundamentais para a produção de neurotransmissores, isolamento das células nervosas, proteção dos tecidos contra oxidação e é boa para a memória. Além disso, esses nutrientes também fortalecem o sistema imunológico e ajudam no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

Deixe um comentário