Você está visualizando atualmente Esteatose Hepática, o que é?
esteatose hepática

Esteatose Hepática, o que é?

Esteatose hepática

A esteatose hepática, também conhecida como doença do fígado gorduroso, é um problema de saúde caracterizado pela infiltração de células de gordura nas células do fígado. Essa condição já acomete 20% da população. É considerado normal a presença de gordura no fígado até 5%, acima disso já se torna uma patologia e merece atenção.

Conheça a sua causa:
A esteatose hepática pode ser desenvolvida por 2 causas distintas, sendo elas:
– Alcóolica: ocasionada pelo consumo excessivo de álcool;
– Não alcoólica: decorrente de hábitos de vida inadequado, como: sobrepeso e obesidade, sedentarismo, má alimentação, disbiose intestinal, diabetes, gravidez, colesterol alto, hipertensão, perda ou ganho rápida de peso, uso de alguns medicamentos, inflamação crônica do fígado, síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo, apneia do sono, síndrome metabólica e acúmulo de gordura abdominal.

Sintomas:
Nos casos mais leves, a doença do fígado gorduroso pode não apresentar sintomas, porém, nos quadros intermediários é comum apresentar queixas de dores abdominais, cansaço, barriga inchada, perda de apetite, fraqueza, aumento do fígado e dor de cabeça constante. Já nos estágios mais avançados da doença, a principal característica é a inflamação e a fibrose que resultam em insuficiência hepática. Nessas situações os sintomas mais comuns são: acúmulo anormal de líquido dentro do abdômen, fadiga, hemorragia, confusão mental, fezes sem cor, icterícia, entre outros.

Cuidados e tratamento:
O tratamento da esteatose hepática se dá com mudanças no estilo de vida, orientadas por um profissional qualificado, o qual pode utilizar de suplementações naturais para a melhora do quadro clínico. O tratamento medicamentoso é utilizado em casos mais avançados.
O quadro de esteatose hepática é reversível, mas quando não tratada corretamente pode tornar-se uma inflamação agravando a quadros mais graves hepatite gordurosa, cirrose hepática, câncer no fígado e até a morte.

Prevenção

A alimentação saudável, assim como a atividade física são práticas eficazes para a prevenção e tratamento da esteatose hepática. Aqui citaremos alguns alimentos que auxiliam na proteção do fígado, quando consumidos regularmente;
Própolis, abacaxi, abacate, beterraba, brócolis, batata doce, maçã, água, gengibre, frutas vermelhas, azeite de oliva, salmão e fontes de probióticos.

Não deixe de realizar seus exames de rotina anualmente!

Os exames podem detectar alterações precocemente, auxiliando no tratamento e evitando a gravidade da doença. Manter hábitos de vida saudável melhora a qualidade de vida e previne patologias diversas.

 

Deixe um comentário