Óleos Essenciais
Está cada vez mais comum ver propagandas de aromatizadores com óleos essenciais, não é mesmo? Chega a ser aconchegante ver aqueles aparelhos com luzes variadas saindo aquela fumacinha. Mas saiba que muito além do aconchego são os benefícios que os óleos essenciais proporcionam para nossa saúde, saiba mais:
O que são óleos essenciais?
São substâncias vegetais voláteis extraídas de diferentes partes das plantas. São absorvidos pelo nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, passando para corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo.
Tipos e seus benefícios
Existem vários tipos, cada um com uma função terapêutica diferente. Confira alguns dos mais utilizados:
– Óleo essencial de eucalipto: indicado para tratamento de doenças das vias respiratórias como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e protege o ar contra fungos e bactérias;
– Óleo essencial de lavanda: Indicado para tratamento de depressão, ansiedade, estresse, cansaço físico e mental. Ótimo para amenizar os efeitos da TPM e para melhorar a qualidade do sono;
– Óleo essencial de laranja: Diminui ansiedade e melhora o humor;
– Óleo essencial de canela: Melhora o foco e aumenta a concentração;
– Óleo essencial de sálvia: Melhora a pressão sanguínea, atenção e memória.
Como utilizá-los?
Agora que já sabemos alguns dos benefícios confira as formas que podemos incluí-los no nosso dia-a-dia. Apesar dos aparelhos estarem ficando famosos, há muitas outras formas de utilizar os óleos essenciais, confira algumas dicas:
– Massagens: 30 ml de óleo vegetal da sua preferência (respeitando seu tipo de pele) + até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada (20 gotas no total);
– Banho de imersão (banheiras): 5 a 10 gotas de óleo essencial;
– Compressas: 5 a 6 gotas de óleo essencial para 1 litro de água quente ou fria;
– Escalda pés: Para cada 4 litros de água, diluir 6 gotas de óleo essencial;
– Banho de chuveiro: Você pode pingar 5 gotas de óleo essencial em um pote pequeno e deixar em um canto do box;
– Inalações: Diluir de 3 a 4 gotas em um pote pequeno com água, inalar o vapor protegendo os olhos;
– Spray para ambiente ou para passar roupa: com um pulverizador de plantas, coloque 3 colheres de sopa de álcool de cereais, 120 gotas do produto e complete com água. Agite sempre antes de utilizar.
Cuidados com Óleos Essenciais:
1 gota de óleo essencial = 24 xícaras de chá de planta. Por serem altamente concentrados, os óleos essenciais devem ser ministrados diluídos e com cuidado.
Gostou das dicas? Que tal incluir os óleos essenciais na sua rotina?
Procure um profissional da área e busque por tratamentos de aromaterapia. Estudos concluem que os óleos essenciais podem proteger sua saúde a longo prazo, assim como suavizar sintomas de algumas patologias.
Acesse mais conteúdos em nosso blog!