Você está visualizando atualmente Aminoácidos Essenciais
Aminoácidos Essenciais

Aminoácidos Essenciais

Aminoácidos Essenciais

De repente você ainda não ouviu falar em aminoácidos essenciais, mas com certeza já ouviu falar em proteínas, correto?! As proteínas são fundamentais para o nosso metabolismo, cuja função é estrutural, sendo essencial para a formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos do corpo, por isto, elas representam o grupo alimentar denominado: construtores.

Quando falamos no grupo dos construtores, sempre nos referimos que as proteínas são como tijolinhos em uma construção, pois bem, na verdade estes tijolinhos são chamados de aminoácidos, unidades que compõem a proteínas. Didaticamente os aminoácidos seriam os tijolos e a proteína a parede (o resultado final)! 

Onde estão os aminoácidos?

Nosso corpo possui diferentes tipos de proteínas em sua composição, mas todas elas são formadas por 20 aminoácidos.

Aminoácidos não essenciais: Este grupo é composto por 12 aminoácidos, sendo que todos eles nosso corpo é capaz de sintetizar, ou seja, nosso corpo produz a partir dos aminoácidos essenciais. São eles: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glutamina, glicina, prolina, serina, tirosina e histidina.

– Aminoácidos essenciais: Já este grupo é formado por 8 aminoácidos, porém, nosso corpo não os produz, é necessário ingerir através da alimentação ou suplementação, sendo que eles possuem funções específicas e vitais para a construção dos músculos, tecidos, enzimas e alguns hormônios. São eles: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina e metionina.

As sequências de 20 aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e 15 mil enzimas e influenciam diretamente na qualidade do sono, humor, atenção e concentração.

Fontes alimentares

 

Aminoácidos Essenciais

– De origem animal: São consideradas proteínas completas ou de alto valor biológico, pois possuem todos os aminoácidos essenciais. São eles: carne vermelha, carne branca, ovos e laticínios.

– De origem vegetal: São consideradas proteínas incompletas, pois não possuem todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa adquirir pela alimentação, importante variar os alimentos, suas combinações e variações ao longo do dia e da semana. Principais fontes: todos os tipos de feijão (preto, branco, verde, corda, carioca, azuki, fradinho, mulatinho), além das leguminosas como a lentilha, grão de bico, ervilha fresca e soja.

Para quem é indicado a suplementação de Aminoácidos Essenciais ?

Hoje temos disponível a suplementação de , os quais são indicados para:
– Idosos;
– Mulheres na menopausa;
– Bariátricos;
– Em pós cirurgias;
– Dietas com baixa caloria e baixa ingestão de proteínas;
– Vegetarianos e veganos;
– Oncologia;
Estética (cabelo, pele, unhas e definição muscular);
– Portadores de doenças intestinais e disbioses;
– Praticantes de atividade física;
– Pessoas com carência imunológica.

Deixe um comentário