É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, se reparam e reequilibram do desgaste diário, como a exposição ao sol, vento e poluição.
Na produção do hormônio de crescimento: o hormônio do crescimento, que atua na renovação de células mortas do corpo, tem melhor funcionamento durante a noite, pois quando dormimos a temperatura do corpo cai e, é nesse momento, que se produzem os hormônios de crescimento, proporcionando benefícios do sono para a pele.
Para o controle e equilíbrio do cortisol: uma boa noite de sono também faz com que o cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, se produza de melhor forma no organismo. O cortisol não está de forma equilibrada no corpo, uma de suas consequências é a formação do chamado “radicais livres”, moléculas que são liberadas pelo organismo, provocando o surgimento de rugas precoces.
Na Renovação celular: acontece mais rapidamente durante a noite, garantindo uma pele mais hidratada e com aspecto mais saudável pela manhã.
Junto a isso, tem o fato de que o hormônio da melatonina consegue agir da melhor maneira durante a noite e, como já foi dito, enquanto dorme o ciclo deste hormônio se faz de maneira melhor, assim ele neutraliza os radicais livres e impede que a pele tenha envelhecimento precoce, como acontece na falta do cortisol.