Você está visualizando atualmente Como fazer trocas saudáveis em alimentos com açúcar

Como fazer trocas saudáveis em alimentos com açúcar

Cozinhar é uma arte que pede muita criatividade, afinal, quando nos deparamos com a falta de um ingrediente, temos que substitui-lo e ainda garantir o sabor.

Outro momento importante para trocar alimentos é quando nos deparamos com uma situação nova, uma doença, por exemplo, onde há restrições alimentares ou até mesmo uma intolerância.
Fazer substituições pode promover uma melhora na qualidade de vida, do funcionamento do organismo e até do humor. Veja abaixo, as dicas que a equipe de nutrição do Einstein preparou.
1 – Refinados por integrais
Os carboidratos refinados são ricos em farinha branca ou açúcar e possuem um alto índice glicêmico, elevando o açúcar no sangue e contribuindo para o aparecimento de doenças como diabetes e obesidade. Já os carboidratos integrais possuem menor índice glicêmico e uma maior quantidade de fibras, que são responsáveis por aumentar a saciedade, controlar a glicemia e auxiliar na perda e/ou manutenção de um peso saudável. Além disso, possuem muito mais vitaminas e minerais quando comparados com a versão branca.
2  – Achocolatado por cacau em pó
 
Os achocolatados são ricos em açúcares, conservantes e possuem pouco cacau na sua composição. Já o cacau em pó é rico em antioxidantes, polifenóis e não possui açúcar. Alguns benefícios do cacau são auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, controle da pressão arterial, melhorar o humor e a sensação de bem-estar.
3  – Barra de cereal por mix de nuts ou barra de castanhas
 
As barrinhas de cereal normalmente são ricas em açúcar, xarope de glicose, pouca fibra e nutrientes. Uma troca inteligente é substituir a barra de cereal por um mix de nuts ou barra de nuts (castanhas ou sementes) de melhor qualidade.  Elas possuem gorduras boas que ajudam na saciedade, prevenção de doenças cardiovasculares e muitos nutrientes como selênio, magnésio, complexo B e vitamina E. Mas cuidado com a quantidade da porção porque também são calóricas, portanto consuma em média 25g.
4 – Açúcar refinado por açúcar demerara ou mascavo
 
O açúcar refinado é rico em calorias e pobre em nutrientes e o seu alto consumo está relacionado com o aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, entre outros. Já o açúcar mascavo e demerara passam por um refinamento mais leve, mantendo alguns nutrientes, mas ainda assim possuem alto valor calórico e devem ser consumidos com moderação.
5 – Refrigerantes por suco natural ou água com gás, gelo e limão
 
Todo mundo sabe que refrigerante não faz bem para a saúde e que são ricos em corantes, conservantes, açúcares ou adoçantes. Nada melhor do que trocar por suco natural de fruta que é rico em vitaminas e fibras, sendo uma opção muito mais saudável. Você ainda pode adicionar folhas e vegetais para aumentar ainda mais o valor nutricional e teor de fibras.
Outra sugestão que pode ser consumida sem exageros, é a água com gás e limão espremido.
Com as inúmeras informações sabemos como poder fazer trocas saudáveis. Acompanhe a informação seguida de receita da Nutricionista @viviancostadeoliveira nossa parceira do projeto #menosaçúcarmaisvida

Deixe um comentário