Se existe algo desconfortável são os cabelos secos, quebradiços e unhas fracas! Então, como fortalecer unhas e cabelos?
Para que isso não se torne uma dor de cabeça, podemos apostar nos alimentos certos para o fortalecimento dos mesmos. Confira as dicas abaixo:
Fortalecimento de unhas:
Se sua unha quebra com facilidade, possui manchas brancas e estrias longitudinais, isso pode indicar uma carência nutricional, em especial, de zinco, selênio, proteínas e vitaminas do complexo B. A biotina, em conjunto com os aminoácidos, as demais vitaminas do complexo B e vitaminas e minerais antioxidantes como zinco, vitamina C e E, auxiliam na produção de queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes. Então invista nas principais fontes:
– Vitamina C: Laranja, acerola, abacaxi, kiwi, pimentão amarelo, mamão, morango, goiaba, limão, tangerina, etc;
– Vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, amendoim, sementes, grãos integrais, gema de ovo, azeite de oliva, entre outros;
– Biotina (vitamina B7): Peixes de água salgada (salmão, arenque, sardinha), gema cozida, levedura, grãos integrais, cebola, cenoura, etc;
– Vitaminas do complexo B: Ovo, carne, aves, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais, etc;
– Zinco: castanhas, Quinoa, amaranto, camarão, semente de linhaça, entre outros.
A suplementação diária de silício na forma de ácido ortosilícico estabilizado em colina, proporciona uma melhora no quadro da síndrome de unhas frágeis. O betacaroteno, um pigmento carotenoide antioxidante, também está associado ao fortalecimento das unhas. Antes de suplementar, procure um profissional da área.
Fortalecimento dos cabelos:
Assim como as unhas, os cabelos também são afetados pela má alimentação e carências nutricionais. A deficiência de nutrientes retarda a fase de crescimento e acelera a fase de queda do cabelo. Assim, uma alimentação saudável e balanceada possui boa oferta de vitaminas, minerais e aminoácidos que ativam os mecanismos biológicos do bulbo capilar, estimulando a síntese de queratina promovendo cabelos fortes e saudáveis.
Veja alguns nutrientes importantes para a saúde dos cabelos e suas principais fontes alimentares:
– Silício e enxofre: Pepino;
– Ácidos graxos essenciais: óleo de linhaça, azeite de oliva, etc;
– Magnésio: frutos do mar, cereais integrais, abacate, banana, entre outros;
Aminoácidos: feijões, leite, quinoa, carnes e ovos;
Ferro: Carne Vermelha, feijão, vegetais de folhas verdes-escuras;
Potássio: frutas secas e sementes de girassol.
A suplementação de biotina pode prevenir a progressão da calvície, sendo importante para o desenvolvimento do folículo piloso. Assim como o zinco, mineral importante para o crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Sua deficiência pode causar cabelos finos, quebradiços e sem brilho. Antes de suplementar, procure um profissional da área.
Agora que já sabemos a importância da alimentação para o fortalecimento dos cabelos e unhas, que tal uma receita saudável para incluir no seu dia-a-dia?
Suco hair shine:
Ingredientes:
1 fatia média de melão
½ mamão papaya
3 folhas de alface
3 nozes
Modo de fazer:Higienizar o melão, mamão e as folhas de alface. Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente.
Inclua estas e outras fontes naturais em sua alimentação, promovendo saúde e cabelos e unhas saudáveis!