Play no Desafio #menosacucarmaisvida nossa largada será com nossa parceira Flávia Lohder Monteiro, Nutricionista, que faz uma análise dos alimentos, em proporção, e a quantidade de açúcar contido nos mesmos. Você sabe como identificar a quantidade de açúcar nos produtos?
Sabemos que o consumo de açúcar deve ser controlado em nossa alimentação.
Ler os rótulos de produtos é fundamental para saber a quantidade de açúcar dos alimentos. A tarefa não é fácil, porque no rótulo de alimentos os açúcares estão juntos com todos os carboidratos, e por enquanto não é obrigatório identificar quanto dos carboidratos é açúcar e quanto são outros tipos de carboidratos (como as fibras e o amido).
A recomendação é olhar o teor de carboidratos na tabela nutricional. Outra sugestão é ler a lista de ingredientes e identificar outros nomes de açúcar. A ordem dos ingredientes importa, quanto antes o açúcar aparecer na lista, mais ele está presente naquele produto. Às vezes o produto não contém açúcar branco/refinado (sacarose), mas contém açúcar de coco ou mel. Isso pode confundir o consumidor. O açúcar natural do coco ou do mel ou qualquer açúcar não refinado também é açúcar para o corpo humano.
Confira abaixo a lista de alguns nomes pelos quais o açúcar é chamado na indústria de alimentos:
Glicose
Frutose
Sacarose
Açúcar
Açúcar mascavo
Açúcar do coco
Açúcar cristal
Glicose de milho
Açúcar invertido
Açúcar de confeiteiro
Néctar
Xarope de malte
Extrato de malte
Xarope de milho
Xarope de milho com alta concentração de frutose
Açúcar bruto
Açúcar líquido
Mel
Melado
Melaço
Caldo de cana
Rapadura
Dextrose
Maltose
Açúcar orgânico
Xarope de Agáve
Xarope de açúcar
Calda de açúcar
Acompanhe a dica da Nutricionista e tenha uma vida mais saudável: