Você está visualizando atualmente Excesso de peso e disfunção mitocondrial

Excesso de peso e disfunção mitocondrial

Quando saber se o excesso de peso já virou um prejuízo para sua saúde?

Muitos sinais o nosso corpo apresenta quando já estamos com um excesso de peso considerável, representando risco a nossa saúde. Limitações de movimentos, dores nas costas, piora no sono são alguns deles. Mas uns dos sinais mais comuns são o cansaço excessivo e falta de disposição.

Entenda o motivo:

O excesso de peso está vinculado a uma disfunção mitocondrial, ou seja, as mitocôndrias não funcionam adequadamente e as células e os tecidos do corpo ficam sem energia, já que as mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular. Isso fará com que o corpo dependa do metabolismo anaeróbico, levando a falta de disposição, fadiga, dor muscular, baixa concentração, disfunção gastrointestinal, dores de cabeça, má recuperação do exercício e dificuldade da perda de peso.

Todas as células do corpo são prejudicadas pela disfunção mitocondrial, porém, algumas são ainda mais comprometidas pois dependem de energia, como, musculo cardíaco, fígado e tecido adiposo.

Desordens mitocondriais levam ao aumento de disfunção no metabolismo de carboidratos e lipídios, o que aumenta o risco de diabetes e esteatose hepática, e em eventos mais graves a disfunção mitocondrial pode estar associada ao mal de Parkinson.

Nesses casos, é necessário um tratamento para promover o bem-estar e retardar a progressão para sintomas mais severos, podendo ser recomendado o uso de vitaminas, hidratação, alimentação equilibrada e ativos naturais que melhoram a biogênese mitocondrial.

Para prevenir, é importante manter o peso adequado, manter uma alimentação balanceada rica em alimentos antioxidantes, manter a hidratação corporal, fazer atividade física com frequência, evitar alimentos pró inflamatórios, entre outros.

Ao perceber um dos sintomas, acima citado ou dificuldade constante de perda de peso, procure um profissional habilitado.

Deixe um comentário