Está se sentindo cansado, sensação de desgaste muscular ou mental e com falta de energia? Esses sintomas são chamados de fadiga, um desgaste que vai além de um simples cansaço, que precisa ser avaliado. A pessoa com fadiga tem impedimento de realizar suas atividades do dia a dia ou iniciar algo novo, e em alguns casos, surgem até dores de cabeça.
O que causa a fadiga?
A fadiga pode ser ocasionada devido a condições de saúde como anemia, hipotireoidismo, diferentes tipos de doenças, como também pelo estilo de vida e problema psicológicos, como ansiedade generalizada, depressão, entre outros.
Quais os tipos de fadiga?
Fadiga muscular: Causada de pelo excesso de atividade física, seja por sua intensidade, frequência e menor tempo de repouso. Geralmente apresenta forte dor muscular e cansaço físico.
Fadiga adrenal: Ocorre pela disfunção das glândulas adrenais (responsáveis pelo sistema endócrino). Situação comum em organismo níveis prolongados de estresse. A fadiga adrenal pode apresentar sintomas como: dificuldade de concentração, compulsão alimentar, exaustão, irritabilidade e alterações constantes de humor.
Fadiga crônica: Está relacionado ao estilo de vida, e alto nível de estresse em ambiente profissional ou pessoal. Tem um forte determinante à depressão.
Fadiga mental: Aqui relaciona ao desgaste da mente, com excesso de informações ao cérebro. Seja pelo excesso da exposição à internet, estudos, trabalho, noticiários, etc. Apresenta como sintomas falta de concentração, irritabilidade, indisposição, cansaço e dor de cabeça.
Tratamento:
Primeiro de tudo é importante descobrir a causa da fadiga. Consulte um profissional da saúde.
Algumas estratégias são essenciais para melhora ou prevenção da fadiga, sendo elas:
– Mudança no estilo de vida;
– Alimentação balanceada;
– Qualidade de sono;
– Hidratação eficiente;
– Exercícios físicos constantes dentro do seu limite;
– Evitar estresse e consumo de álcool, nicotina ou drogas;
– Suplementação de vitaminas e minerais em deficiência.
Se você percebe que seu cansaço está além do normal, procure um profissional de saúde e faça um tratamento adequado.