Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)
Popularmente conhecida como pressão alta, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é o aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular por nossas artérias. Esta pressão é necessária para que o sangue possa levar oxigênio e nutrientes para cada parte do nosso organismo. Enquanto o sangue bombeado a partir do coração, exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias, os vasos oferecem resistência, e é o somatório destas forças que irá determinar nossa pressão arterial.
Os critérios internacionais estabelecem o valor de referência para a pressão arterial desejáveis na média de 120 mmHg x 80 mmHg, sendo considerado hipotensão arterial (pressão baixa) igual ou menor que 90 mmHg × 60 mmHg e hipertensão arterial (pressão alta) igual ou maior 14 mmHg × 90 mmHg.
Quem pode ter pressão alta?
Qualquer pessoa independente de gênero, raça e classe social. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), uma a cada quatro pessoas adultas possuem pressão alta, atingindo no mínimo 25% da população adulta.
Quais as causas da Hipertensão Arterial?
Pode ser de causa hereditária ou por hábitos de vida, tais como: tabagismo, consumo elevado de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo elevado de sódio e sedentarismo.
Quais os sintomas?
A maior parte das pessoas hipertensas são assintomáticas, os sintomas só aparecem quando a pessoa já apresenta hipertensão grave ou prolongada e não tratada. Por isto é importante aferirmos nossa pressão com determinada frequência.
Quando já grave, os sintomas são: dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.
Qual o agravante da Hipertensão Arterial?
Quando a hipertensão não é tratada adequadamente, os vasos sanguíneos se tornam endurecidos e mais estreitos, podendo com o passar do tempo, entupir ou até mesmo romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, pode levar a um infarto, e se ocorre no cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Os rins também podem sofrer com alterações na filtração até a paralisação dos órgãos.
Qual tratamento para hipertensão?
O tratamento medicamentoso deve ser utilizado quando a pressão se encontra igual ou maior que 180/110 mmHg, abaixo disso é adotado mudanças no estilo de vida, que inclui:
– Alimentação saudável: evitar consumo de alimentos industrializados rico em sódio e gorduras saturadas e trans, carnes e laticínios gordurosos. Dê preferência a alimentos integrais e naturais, a alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados. Temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados;
– Atividade física: o ideal é realizar atividade física por pelo menos 5 vezes na semana;
– Mantenha um peso saudável: Homens com circunferência abdominal (cintura) maiores que 102 cm e mulheres com circunferência maior que 88 cm encontram-se no grupo de risco para desenvolvimento de doenças metabólicas, incluindo hipertensão;
– Reduzir o sal no alimento: Além de utilizar menos sal no preparo dos alimentos, evite o consumo de saleiro na mesa. Não acrescente sal depois de pronto;
– Evitar o estresse: procure por práticas naturais que auxiliem na diminuição do estresse;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e fumo.
Conheça os alimentos com maiores quantidades de sódio:
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Veja uma receita saudável que auxilia no tratamento e manutenção da pressão arterial:
Ingredientes
300 g de brócolis;
300 g de couve-flor;
1 xícara de chá de água;
40 g ou 2 colheres de sopa de cebola picada;
1 pitada de noz-moscada;
Sal em pequena quantidade;
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Lave os brócolis e a couve-flor sob água corrente. Corte-os em pedaços bem pequenos. Coloque todos os ingredientes numa panela média e leve ao fogo baixo para cozinhar. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que os legumes fiquem macios. Retire a panela do fogo e transfira os legumes e o caldo para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo. Volte o creme para a panela, verifique os temperos e, se preferir, acrescente um pouco mais de água. Deixe aquecer bem e sirva a seguir. Se preferir, adicione requeijão ou creme de ricota… fica uma delícia! Você pode também adicionar palitinhos de soja.
“O brócolis e a couve-flor são pobres em calorias (± 20-25 Kcal/100g) podendo ser utilizados sem restrições em dietas para perda de peso. Além disto, possuem elevado teor de potássio (250–300 mg/100g) e pequena quantidade de sódio (±3 mg/100g) podendo auxiliar no controle da pressão arterial.” (SBH, 2020).
Receita e orientação extraída do site da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Para mais receitas acesse o site: http://menospressao.com.br/
Melhor que tratar a hipertensão arterial é preveni-la, meça sua pressão arterial regularmente
Gostou desse artigo? Então você pode gostar do nosso artigo sobre Modulação Intestinal! Acesse Aqui