A Meditação Mindfulnnes, é um exercício excelente para melhora da ansiedade, entre muitos outros benefícios, seu método é trazer a mente para o presente. Quando se pratica atenção plena, é possível apreciar o bem-estar do momento presente e, quando o momento é desagradável, é uma forma de lidar com aquela situação de forma mais saudável, auxiliando na tomada das melhores decisões.
O mindfulness pode ser aplicada em vários aspectos das nossas vidas e a qualquer momento do dia. Porém, para trazer um resultado eficaz, é importante a realização diária e constante, como um treinamento, com disciplina e comprometimento, aumentando assim seus benefícios.
A prática de meditação Mindfulnnes pode iniciar a partir dos 4 anos de idade, onde de forma lúdica é utilizado respiração, pensamentos, sons ao seu redor, partes do corpo etc., de modo que a criança ou o adolescente tenha a sensação do presente, e assim, aplicar com facilidade no seu dia a dia.
O mais importante é manter a percepção do que está acontecendo naquele momento.
Quais os benefícios da meditação Mindfulnnes em crianças e adolescentes:
- Melhora da ansiedade: A atenção plena para o presente reduz a ansiedade, já que se evita o direcionamento da mente para fatos do futuro, com os quais não se tem controle.
No dia- a dia, pode melhorar rendimento escolar, com diminuição da ansiedade em provas e trabalhos, melhorando a concentração nos estudos, evitando preocupações futuras.
- Redução dos conflitos sociais: Para muitas crianças e adolescentes o convívio social não é algo tão natural e agradável. Medo, ansiedade, raiva, diversos sentimentos envolvem o comportamento da criança e adolescente em sociedade. A prática regular e constante da meditação mindfulness pode ainda trabalhar a autorregulação emocional e a habilidade de controlar reações mais impulsivas.
- Melhor consciência do corpo: A prática trabalha a mente e corpo como um só, possibilitando o entendimento das emoções. A respiração também contribui para a consciência corporal.
- Maturidade emocional: Treinar o cérebro para o momento presente ajudam as crianças a lidar melhor com situações difíceis, porque aceitam e não tentam negar as emoções, como tristeza ou medo. Desenvolvendo também empatia, porque há preocupação com o outro.
- Melhora na memória e concentração: É possível desenvolver áreas específicas do cérebro, como o córtex pré-frontal e o hipocampo, que é a responsável pela memória, melhorando o foco e a atenção.
Conheça algumas técnicas utilizadas:
Jogo do silêncio
Para realizar o exercício, sente-se em um lugar tranquilo junto com seu filho. Convide-o a estar em silêncio, tal como as montanhas ou as flores. Peça que feche os olhos e se mantenham tranquilos e atentos até que se termine o tempo. Se for criança, como ainda não possui muita nocao do tempo, para melhor compreender a atividade, é sugerido que você deixe visível um medidor de tempo. O modo mais lúdico é usar uma ampulheta com tempo de 1 minuto. Mas caso não tiver uma, utilize um relógio.
Nas primeiras vezes a criança poderá ter dificuldade de concentração, mas irá progredindo com a prática.
Cheire e conte
Cheire e conte é um exercício de Mindfulness muito eficaz contra a ansiedade. Entregue à criança ou ao adolescente algo aromático. Pode ser, por exemplo, uma fruta como um gomo de laranja ou limão, um sabonete ou alguma erva aromática, como o hortelã. Peça-lhe para fechar os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. Ensine-o a focar sua atenção em apenas um dos sentidos.
Respirando com bichinho de pelúcia
Dê um ursinho de pelúcia a seu filho. Peça-lhe que se deite e coloque o brinquedo em cima da barriga. Motive seu filho a sentir como seu companheiro de respiração se move, para cima e para baixo segundo inspire ou expire. Essa é uma atividade simples em que se pode ajudar a criança a perceber o presente e o impacto de suas ações no seu entorno.
Trabalhar a inteligência emocional na infância, é ajudar na construção de adultos saudáveis e empáticos. É desenvolver uma sociedade melhor, mais acolhedora e além de diminuir casos de depressão e estresse.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o nosso Blog.