Modulação Intestinal
Modulação Intestinal, o que é? Se você ainda não ouviu este termo, logo logo escutará com mais frequência, porque é um assunto que está sendo bastante discutido na área da saúde e promete ganhar um espaço ainda maior num futuro breve para prevenção e tratamento de doenças.
Antes de falarmos em modulação, precisamos entender o que é microbiota intestinal:
São chamadas de microbiota intestinal todas as colônias de bactérias, microrganismos, fungos e vírus que habitam no trato gastrointestinal e são responsáveis por manter a integridade da mucosa e controlar a sobrevivência das bactérias maléficas ao organismo.
Nosso intestino produz 90% da serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar), 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor do hormônio do crescimento. Está aí a grande importância de mantermos o nosso intestino saudável.
Quando temos hábitos de vida inadequado como alimentação, sedentarismo, má qualidade do sono, estresse e uso de medicamentos indiscriminados, temos grandes chances de comprometer nossa microbiota intestinal, fazendo com que bactérias maléficas se proliferem no intestino, causando permeabilidade intestinal, inflamação e diminuição da nossa imunidade inata.
Esta proliferação inadequada de bactérias patogênicas pode causar sintomas como constipação, azias, distensão abdominal, flatulência, entre outros, e com o passar do tempo causar comprometimento em diversos outros órgãos, podendo causar depressão, ansiedade, doenças cardíacas, doenças renais e hepáticas e até mesmo câncer.
E para isto um tratamento natural e bastante eficaz para favorecer a saúde intestinal é chamado de modulação intestinal, que se trata de um conjunto de intervenções aplicadas no trato gastrointestinal com o objetivo de (re)quilibrar a composição microbiana do intestino, em termos qualitativos e quantitativos, tendo como fim último a promoção da saúde do organismo.
Quem deve fazer modulação intestinal?
Pessoas com constipação, diarreia, cansaço, desânimo, dificuldade de concentração, obesidade, acne, dermatite, sinusite, rinite, candidíase, queda de cabelo, unhas fracas, enxaqueca, distúrbios do sono, com resistência à insulina, portador de doenças hepáticas, distúrbios cardiovasculares, disfunção tireoidiana e doenças auto imunes, e todos aqueles que buscam saúde e prevenção de doenças em qualquer fase da vida.