Síndrome pós-COVID, ou COVID longa, é um termo que está sendo utilizado para descrever os casos em que a pessoa foi considerada curada da infecção por SARS-CoV-2, mas continua apresentando alguns sintomas ou problemas de saúde relacionados com a infecção, como cansaço excessivo, dor muscular, tosse, dificuldade de pensamento e/ou sensação de falta de ar.
. O que fazer para aliviar os sintomas pós COVID
Embora não exista uma forma de tratamento específica para tratar todos os casos de síndrome pós-COVID, existem alguns cuidados que podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas menos sérios e mais comuns:
- Dificuldade de concentração/pensamento:o uso de suplementos vitamínicos pode ajudar a diminuir a dificuldade de concentração, no entanto, é importante que sejam indicados por um profissional habilitado.
- Cansaço excessivo:é recomendado regressar gradualmente às atividades de vida diária e iniciar gradualmente a pratica de exercício físico, começando por exercícios de baixo impacto, de curta duração e sob orientação do médico.
- Dor muscular:manter o repouso, evitar atividades de alto impacto e aplicar calor nas regiões doloridas são boas formas de aliviar a dor muscular..
- Tosse:é aconselhado beber bastantes líquidos ao longo do dia para manter a garganta bem hidratada
- Dor de cabeça:deve-se manter o repouso e garantir boas noites de sono.
- Alterações gastrointestinais:é indicado ter uma alimentação leve, rica em fibras, vitaminas e minerais e de fácil digestão, além de ser importante aumentar o consumo de água. Independente destes cuidados, todos os sintomas devem ser avaliados por um médico.