Além de uma dose individualizada com a quantidade certa que seu pet precisa, os medicamentos manipulados facilitam e melhoram a aderência ao tratamento médico, já que podem ser produzidos com diferentes tipos de formas de administração e com sabores diferenciados, de acordo com o gosto do seu animal.
Uma grande dificuldade ao realizar um tratamento veterinário é justamente a aceitação da forma farmacêutica, ou em muitos casos, o medicamento deixou de ser comercializado. Comprimidos e cápsulas, por exemplo, são mais difíceis de serem administrados, pois não são palatáveis aos animais. Porém, quando manipulamos o medicamento veterinário podemos reduzir os tamanhos das cápsulas, produzindo em tamanho menores para que seja mais fácil e menos estressante para o animal e alterar o sabor, colocando o sabor predileto do seu pet.
E não é somente cápsulas que podemos oferecer, a manipulação permite que oferecemos os medicamentos em forma de pastas (em especial para gatos), florais (com a facilidade de ser adicionada na água), e o predileto dos cães, como biscoitos. Ainda é possível manipular shampoos terapêuticos.
Ao mandar manipular o medicamento, você evita desperdícios e garante um custo mais acessível, já que quando usamos medicamentos da indústria humana não é possível conseguir a dose exata ou comprar somente a quantidade necessária ao tratamento do animal.
Outra facilidade da manipulação, é que possível administrar a dose com a referência da faixa de peso, facilitando a administração para animais muito pequenos.
Todas as espécies podem se beneficiar com a manipulação de medicamentos, lembrando que cada animal possui a sua individualidade, e assim, a partir de uma prescrição médica veterinário é possível realizar o tratamento de forma segura, eficaz e que não impacte de forma negativa, estressando o animal.
De forma geral, quando você manda manipular você garante:
– Maior aceitação;
– Garantia do consumo (ingestão) do medicamento por parte do animal;
– Absorção integral do medicamento;
– Doses precisas sem erros no fracionamento de medicamentos;
– Princípios ativos específicos para o tratamento;
– Melhor custo benefícios, evitando desperdício.
A manipulação de medicamentos veterinários é um cuidado especial e respeitoso com seu pet.